sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Bombeiros Militares alertam para riscos de queimaduras com "água viva" em praias do Piauí

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí segue com a Operação Veraneio 2025, levando reforço na segurança e ações de prevenção às praias do litoral piauiense durante o período de férias. Com mais de 30 bombeiros militares vindos de Teresina, o efetivo permanecerá atuando até o dia 4 de agosto, realizando atendimentos, monitoramentos e orientações aos banhistas.

Neste ano, as equipes redobraram a atenção nas praias de Atalaia e Coqueiro, em Luís Correia, onde foi identificado um surto de caravelas portuguesas (Physalia physalis), espécie que provoca queimaduras intensas ao entrar em contato com a pele, especialmente em crianças.

Mesmo com os registros de ocorrências dentro da normalidade, os bombeiros têm atuado diariamente em situações como princípio de afogamento, desaparecimento de crianças e idosos, além de atendimentos por queimaduras causadas por água-viva e caravelas.

De acordo com o Tenente Humberto Douglas, líder das equipes de busca e salvamento, essas ocorrências têm sido registradas em toda a extensão do litoral. “Tivemos em nossos registros as mais diversas situações, desde princípio de afogamento, até idosos e principalmente crianças desaparecidas. Como nosso front de atendimento aqui nas praias está reforçado, conseguimos espalhar as equipes e devolver essas pessoas para seus familiares. Mas é de fundamental importância que os responsáveis não tirem os olhos de seus pequenos e dos idosos, porque o que deveria ser um passeio tranquilo, pode acabar de forma trágica e isso não queremos de forma alguma”, alertou o tenente.

 













Como identificar uma caravela portuguesa:

 - Possui uma bolsa flutuante cheia de gás que fica sobre a água, com tentáculos longos e venenosos.

- Pode causar queimaduras graves, às vezes de terceiro grau.

- Costuma apresentar coloração azul, rosa ou violeta, o que atrai a atenção de crianças.

- Atendimentos diretos nas praias e em postos de guarda-vidas em Luís Correia, Pedra do Sal, Cajueiro da Praia e adjacências.

- Rondas com orientações aos banhistas e reuniões com barraqueiros para reforçar a conscientização sobre os riscos.

- Monitoramento de marés, remoção de animais e suporte emergencial com ambulâncias de apoio.

- Cuidados e primeiros socorros em caso de queimadura

Saia imediatamente da água.

- Não esfregue ou coce o local.

- Evite lavar com água doce (isso intensifica a dor).

- Lave com água do mar ou aplique vinagre branco, sem friccionar.

- Procure atendimento com o Corpo de Bombeiros ou em unidade de saúde.





















Ações realizadas pelos bombeiro

Levantamento de ocorrências (19 a 25 de julho) – Praia de Atalaia e Coqueiro

 - Princípio de afogamento: 02

- Atendimento a vítimas de águas-vivas/caravelas: 04

- Primeiros socorros (APH): 02

- Ações preventivas de orientação aos banhistas: média de 20 por dia (total de 140)

- Busca por crianças/idosos perdidos: 03

 

Prevenção aquática: praias de Coqueiro, Barro Preto e Atalaia

 

“Além destes atendimentos, nossas equipes estão realizando também ações de monitoramento aquático, orientações gerais de primeiros socorros, alerta sobre aumento de maré aos banhistas e remoção de animais diversos ao longo das praias. Os turistas e moradores podem contar com as equipes desde as 7h30 até as 16h, durante todos os dias, tanto com nosso efetivo vindo da capital Teresina quanto com as equipes do 3º Grupamento de Bombeiro Militar (3º GBM – Parnaíba). Estamos divididos entre Luís Correia e Parnaíba, reforçando também locais com grande movimentação de pessoas, como Pedra do Sal e a Lagoa do Portinho”, finalizou o tenente Humberto Douglas.

Nenhum comentário: