A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, participou em Parnaíba, nesta sexta-feira (13), do lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira e do Movimento Nacional pelo Feminicídio Zero, no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Cida Gonçalves estava acompanhada primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, e da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.
“Garantir que, no Piauí, tenhamos uma política pública de interiorização que só existe nas grandes capitais é de grande valia. Essa é a primeira de mais 40 casas que serão lançadas no Brasil nesta política de interiorização”, disse a ministra. A nova estrutura funcionará 24 horas, incluindo feriados, e oferecerá os serviços essenciais da rede de proteção às mulheres, como Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), Juizados e Varas Especializadas, uma brinquedoteca para crianças e núcleos da Defensoria Pública e Promotoria.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, enfatizou a importância da campanha Feminicídio Zero e da construção de mais uma estrutura de acolhimento às mulheres da região norte. “Este momento representa a sintonia do compromisso e a efetividade entre os governos Estadual e Federal na implementação de políticas voltadas para as mulheres. A Casa da Mulher Brasileira (CMB) é um espaço de acolhimento e, em uma situação de vulnerabilidade, traz dignidade, privacidade e a humanidade que as circunstâncias exigem”, explicou.
Também em Parnaíba será construída a Lavanderia Comunitária de Parnaíba, uma parceria entre a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e tem como objetivo proporcionar um serviço essencial de higienização, ajudando a reduzir a sobrecarga doméstica e promovendo a autonomia financeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário