Um peixe-leão, espécie invasora e venenosa, foi encontrado por um pescador na manhã desta quinta-feira (28), na praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. Com alta capacidade de reprodução, o peixe é agressivo e coloca diversas espécies nativas em risco.
Em um vídeo, o pescador relata que por volta das 10 horas da manhã, foi fazer um mergulho para pegar peixes e fazer imagens, quando encontrou a espécie. O peixe-leão já foi capturado no litoral do Ceará e do Piauí, inclusive nas unidades de conservação do Parque Nacional de Jericoacoara e do Delta do Parnaíba.
“Quero
avisar aqui para vocês que ele já está aqui na Barra Grande. Muito cuidado com
esse rapazinho aqui. Muito cuidado. Banhistas, galera que mergulha naqueles
corais. A gente que mergulha a gente vê logo eles. Mas cada peninha dessa aqui
é um esporão”, disse o pescador no registro.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), que informou que já está monitorando o caso, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O primeiro acidente envolvendo a espécie no Brasil foi registrado no interior do Ceará na última semana. O pescador Francisco Mauro da Costa Albuquerque, de 24 anos, pisou no animal e sofreu dores, convulsões e duas paradas cardíacas. O acidente aconteceu na praia de Bitupitá, em Barroquinha, a 388 km da capital Fortaleza. O pescador ficou seis dias internado e recebeu alta.
No
último mês de março, uma expedição inédita coordenada pelo Laboratório de
Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará descobriu a espécie
em águas rasas do Nordeste.
Fonte: Meio Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário