No Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal, gatos são vítimas de atrocidades no Piauí. Vídeos que circulam na internet mostram agressões praticadas por um grupo de pessoas a dois gatos em Caldeirão Grande do Piauí, distante a 436 km da capital Teresina. Os casos foram registrados por pessoas que assistiam os atos em pontos públicos do município na última sexta-feira (15) e no sábado (16). A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) vai investigar as ocorrências.
Em um dos vídeos, uma mulher quebra um pote de barro com um pedaço de madeira e um gato preto sai correndo, sendo perseguido por dezenas de pessoas. O perfil pernambucano S.O.S Cães de Rua compartilhou o caso e explicou que além de ter sido preso no pote, a população também amarrou dinheiro no pescoço do animal. Segundo a página, um gato chegou a morrer.
Em outro vídeo, uma mulher quebra violentamente o pote e comemora depois que o animal sai correndo no meio de uma multidão. A ação é uma tradição de Semana Santa na cidade.
A ativista e vereadora Thanandra Sarapatinhas também divulgou o caso em suas redes sociais. Ela pediu ação do poder público. "É uma situação que precisa ser investigada pela polícia, apurada pelo Ministério Público e veementemente proibida pela prefeitura do município. Quem patrocina este tipo de tortura? Quem tem coragem de participar deste tipo de coisa? Por que essa naturalização dos maus-tratos continua acontecendo?", escreveu a vereadora.
Segundo o delegado Emir Maia, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente
(DPMA), será instaurado um inquérito para investigação e identificação dos
participantes do ato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário