terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Piauí registra alta de 66% na média móvel de mortes por Covid-19 nos últimos 14 dias

 A média móvel de casos confirmados também registrou alta de 46%, segundo o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS).

 

Túmulos de pessoas que morreram de Covid-19 — Foto: Bruno Kelly/Reuters

O Piauí registrou alta na média móvel de casos e óbitos por Covid-19, 66% e 46% respectivamente, nos últimos 14 dias. Os dados são do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS).

De acordo com o boletim do CIEVS, houve um aumento significativo do número de casos na semana 3 até a semana 5, quando o estado saltou de 1.874 para 7.963 infectados. A média móvel de casos chegou a 1.032.

Já o aumento do número de óbitos foi registrado ao longo das semanas 5 e 6, quando o Piauí saiu de 69 para 98 mortes pela doença. Segundo o Centro, a alta de óbitos pode estar relacionada ao período de maior exposição em decorrência do período de férias.

Em relação casos novos por região, as maiores incidências de novos casos estão no Vale do Canindé, Cocais e Planície Litorânea, respectivamente.

Internações

Quando refere-se a ocupação de leitos clínicos, de UTI e estabilização, observa-se que entre as semanas 3 a 5 houve um aumento na ocupação nos três níveis. No entanto, houve uma redução das ocupações, quando comparada a ocupação dos leitos entre a semana 5 e semana 6, com 40% de redução de ocupação nos leitos de estabilização, 18% nos leitos clínicos e 8% nos leitos de UTI.

Enquanto as internações em UTI e estabilização no dia 12 de fevereiro, quando somadas, apresentaram um alto percentual de ocupação, aproximadamente 85%.

"O que merece atenção tanto no que se refere a gravidade que a doença pode causar, quanto a necessidade de abertura de novos leitos de UTI e salas de estabilização caso essa ocupação continue aumentando", destacou.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.