quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Posto de saúde na rua Itaúna sofre desfalque e vacinas deixam de ser aplicadas

O vereador Carlson Pessoa percorreu nesta terça-feira (19) alguns postos de saúde de Parnaíba a fim de averiguar as condições de atendimento aos pacientes. Pessoa tem recebido diariamente diversas denúncias relatando falta de profissionais, atendentes, enfermeiros, vagas para consultas, vacinas e remédios. A primeira visita aconteceu ao Posto de Saúde Módulo 10, situada na rua Itaúna, no bairro Piauí. Desde o mês passado não estão sendo disponibilizadas vacinas porque a pessoa responsável pelo setor de vacinação está de férias.

Assim que nossa equipe chegou ao local, a dona de casa Luciana de Oliveira entrou no posto para vacinar o filho de 1 ano e 2 meses, mas ouviu da atendente que ela deveria procurar outra unidade. Com o bebê no colo e com mais três crianças pequenas em sua companhia, ela se deslocou a pé por quase 1 km sob chuva, até o posto onde funcionam os Módulos 12 e 13, mas para sua frustração, o ambiente estava sem energia elétrica e devido a isso, lá ela também não recebeu atendimento.

A responsável pelo setor explicou a nossa equipe que quando chegou no posto já não havia mais energia elétrica, então, para preservar as vacinas que ficam guardadas na geladeira e evitar que as mesmas viessem a se estragar, o lote havia sido enviado no início da manhã para a Câmara Fria da Prefeitura. No entanto, salvo o imprevisto em relação a energia, diferente do Módulo 10, nos Módulos 12 e 13 as vacinas estão sendo aplicadas normalmente.


O parlamentar lamentou a precariedade no atendimento no primeiro posto visitado onde faltam vacinas e outros medicamentos. “É uma vergonha a realidade do Posto de Saúde Módulo 10. O município não teve nenhuma preocupação em providenciar a substituição da profissional que está de férias e com isso, as pessoas estão sem tomar as vacinas que necessitam. Esperamos que o poder público cumpra com o seu dever de zelar pela saúde da população”, contestou o vereador.

Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom

Nenhum comentário: