segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Lagoa do Portinho vira 'cenário' de filme de terror após ser abandonada

secretariossss.jpg
A Lagoa do Portinho, em Parnaíba, já foi um dos cartões postais do estado e um dos pontos turísticos mais frequentados do Piauí, mas hoje não passa de um local abandonado e o retrato do descaso com o potencial turístico e a natureza. Conhecido pelas dunas que cercavam a lagoa de cor azul intenso, tem em seu cenário a seca e a solidão como marcas na atualidade.
Quem vai ao local, logo se depara com uma duna que se formou na via que leva ao que restou da lagoa. O único comerciante que insiste ficar ali teve que arcar com a construção de um desvio no terreno ao lado para que os visitantes tivessem acesso.
“Fiquei decepcionada, vim aqui há muitos anos e esse lugar era lindo. Voltei aqui com minha irmã e um sobrinho, mas não estou acreditando no que estou vendo”, disse uma turista da Bahia, que levou um susto ao ver a pista bloqueada pela areia.
A lagoa secou mesmo. O mato cresce timidamente ao redor, os estabelecimentos comerciais foram abandonados e alguns animais pastam no local. A areia faz partes de todos os ambientes que restaram e a sensação é de estar numa cidade fantasma. É assustador.
Lagoa do Portinho antes do abandonoLagoa do Portinho antes do abandono
O único comerciante do local mantém com dificuldade o restaurante e os chalés que recebe infinitamente menos visitantes do que nos anos anteriores. Os que se interessam pelo local, se contentam com uma pequena piscina.
O resultado do que hoje é a Lagoa do Portinho é fruto de muita falta de interesse do poder público, seja ele a nível estadual e municipal. As secretarias estuais de Turismo e Meio Ambiente pouco se preocupam em resolver a situação. O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto (PT), o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Jr., e o secretário estadual de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, já deveriam ter apresentando um plano para reverter este caos.
b1.JPG
b2.JPG
b3.JPG
b4.JPG
b5.JPG
b6.JPG
b7.JPG
b8.JPG
b9.JPG
b10.JPG
b11.JPG
b12.JPG
b13.JPG
b14.JPG
b15.JPG
b16.JPG

Nenhum comentário: