segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Casa de Custódia e Penitenciária de Parnaíba registram fuga

Os detentos da Casa de Custódia de Teresina realizaram mais uma fuga em massa no início da tarde deste domingo (27). De acordo com o vice-presidente do Sinpoljuspi, Cleiton Holanda, 15 presos quebraram o teto da laje do Pavilhão B e em seguida tiveram acesso até o ginásio desativado, que fica no fundo, onde 09 conseguiram escalar as escadas e fugiram da Casa de Custódia. Outros 06 detentos foram recapturados no interior do ginásio.
 Nove detentos conseguiram escalar o muro e fugir da unidade prisional(Imagem:Francisca Pinto/GP1)
Nove detentos conseguiram escalar o muro e fugir da unidade prisional
Ainda de acordo com o Cleiton Holanda, os agentes penitenciários precisaram disparar tiros de advertência para evitar uma fuga maior. "Uma equipe da Força Tática da Companhia do Promorar foi acionada para dá suporte aos  agentes. De qualquer forma foi um número muito grande de presos que empreenderam fuga dessa vez", disse Cleiton Holanda ao GP1.
3 equipes da força tática e 2 da tropa de choque estiveram na Casa de Custódia(Imagem:Francisca Pinto/GP1) 
3 equipes da força tática e 2 da tropa de choque estiveram na Casa de Custódia
O GP1 esteve no local e pôde constatar a fragilidade da unidade. Percebe-se que a cerca elétrica, que poderia evitar as constantes fugas da Casa de Custódia, não está funcionando, pois os presos tiveram grande facilidade em quebrá-la e logo em seguida fugirem.
 Penitenciária Mista de Parnaíba

Uma fuga também foi registrada na Penitenciária Mista Juiz João Nonon de Moura Fontes Ibiapina, em Parnaíba, no litoral piauiense. Na noite deste sábado (26), quatro detentos conseguiram escapar da penitenciária.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Cleiton Holanda, os presos arrebentaram os cadeados das celas. “Os presos conseguiram arrebentar os cadeados da cela, depois escalaram as paredes e saíram pelo teto. Eles se embrenharam na mata do lado da Penitenciária”, contou ao GP1.

Ainda conforme o vice-presidente, os detentos ainda não foram identificados . “Nenhum dos presos foi identificado, agora à tarde os agentes realizaram a contagem dos presos e assim saberemos os nomes”, concluiu. A Polícia Militar de Parnaíba já está em diligência para tentar recapturar os criminosos.

Penitenciária Irmão Guido

Na madrugada da última quarta-feira (24), às vésperas do Natal, os agentes penitenciários abortaram mais uma tentativa de fuga no pavilhão C, cela 22 da Penitenciária Irmão Guido. De acordo com Cleiton Holanda, os detentos foram flagrados tentando escavar um buraco, no entanto, os agentes escutaram o barulho e conseguiram evitar a fuga. Todos os envolvidos cumprirão medidas de advertência pela tentativa de fuga.

Fonte: GP1 

Nenhum comentário: